terça-feira, 1 de outubro de 2013

#RESENHA - Cidades de Papel

Olá pessoal tudo bem com vocês ? Pois é quem é vivo sempre aparece não é mesmo ? O fato é que essa ano esta impossível, uma correria pra cá e pra lá, e fica muito difícil achar um tempo para postar aqui no blog. Mas, hoje finalmente eu consegue ! E trouxe uma coisa que já não tem aqui faz um tempinho, uma resenha. E como não podia ser diferente, e de mais um livro do John Green  [não gente, eu não lei só John Green, mas o fato é que 1) eu amo mesmo o John Green e boa parte das pessoas que me conhecem sabem disso e justamente por isso que 2) minha amiga me deu esse livro já faz um tempinho e 3) eu não tinha como não lê-lo o mais rápido possível ]. Mas, eu prometo que a próxima resenha não será de um livro dele [ claro, isso se eu não ganhar o will grayson will grayson, que é o ultimo livro publicado dele que eu ainda não li], não mais de verdade, não vai ser um livro dele, porque de fato já estou lendo um outro livro, na qual o nome é uma surpresa. Mais, vamos logo para essa resenha !



Ok, Cidades de Papel [ ou Paper Towns em inglês] vai nos contar a história de Quentin, vulgo Q, e de Margo Roth Spiegelman [ vulgo a menina mais estranha que eu já vi]. Os dois se conhecem dês de pequenos, pois vão vizinhos dês da infância, um belo dia Q e Margo estavam indo até o parquinho e encontraram um cara morto. E dês daquele dia Margo pegou uma paixão enorme por mistérios, mas Quentin e ela nunca mais voltaria a se falar. Anos depois desse incidente, no meio de uma noite qualquer, Margo entrou pela janela de Q, fazendo ele seguir ela a noite inteira por causa de seus planos malucos. Depois daquela noite Quentin achou que tudo iria voltar como era antes mas, no dia seguinte Margo desaparece e deixa pistas para Q a encontra-lá. 

Resumindo a história é basicamente isso, metade do livro se passa com Q tentando entender e decifrar as pistas que Margo deixou para ele. Na história somos apresentados aos melhores amigos de Quentin, Ben [ vulgo Ben Mija-sangue] e Radar [vulgo o omnictionarian96] e ainda a Lacey que vai aparecer na história também.

Tudo bem já sabemos o resumo e conhecemos os personagens principais desse livro mas, sobre o que exatamente ele já tratar ? Enquanto eu estava lendo o livro, isso ainda não estava bem claro pra mim mas, assim que terminei de ler o livro tudo o que tem no livro, todas as referências, fizeram muito sentido. O livro vai tratar sobre como muitas vezes agente vê/imagina as pessoas de forma errada [ vai me dizer que isso não tem e muito na nossa sociedade ? ].



O fato é que, o livro trata de uma coisa que todo mundo comete, nos olhamos para uma pessoa e já traçamos um milhão de pensamentos sobre ela, boa/ má  gentil /grosseria  burra/inteligente. Nos julgamos muito as pessoas por suas aparências, e muitas vezes nos equivocando [ afinal, não se julga um livro dela capa ? , Não se julga uma pessoa pela aparência? ]. E no livro vamos ver justamente isso, uma garota cansada de ser o que as pessoas vem e não o que ela realmente é, cansada de se olhar no espelho e ver um reflexo que nada tem haver com o seu interior. E com todo esses pensamentos perturbando a mente de Margo, ela simplesmente revolve fugir [ que bom se fosse fácil assim não é mesmo] 

Mais enfim, Cidades de Papel foi o segundo melhor tema proposto pelo John, é claro na minha humilde opinião, ele só sai perdendo para  "A Culpa é Das Estrelas" [é pois é, me desculpem se vocês acham modinha, mais até agora é sim meu livro favorito do John]. Enfim, é um livro recomendadíssimo por 1) ser do John Green e é claro porque 2) é engraçado.

Espero que tenham gostado da resenha, e espero também não demorar muito para trazer uma outra. Até a próxima.  



Um comentário: