sexta-feira, 29 de março de 2013

#RESENHA - Teorema Katherine


Olá pessoal, como vocês estão ? Hoje vim aqui para fazer a minha primeira resenha, e para a primeira resenha eu trouxe um livro de um autor que eu amo, o John Green. Esse é o segundo livro que eu li dele, o primeiro foi "A Culpa é das Estrelas" que é maravilhoso, vocês encontram varias resenhas dele pela internet. Mais hoje vim aqui falar de "O Teorema Katherine" que é o livro mais recente lançado aqui no Brasil do John Green, pela editora Intrínseca.

Bem vamos começar com a sinopse do livro:

Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai mudar para sempre a história amorosa do mundo, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
Então como a sinopse diz," O Teorema Katherine"  conta de história de Colin, um garoto prodígio que já namorou nada mais nada menos do que dezenove Katherines. E quando a sua decima nona namorada termina com ele, ele é seu amigo revolvem pegar a estrada. Durante a história, Colin elabora um teorema que ajuda a pessoa descobrir quando alguém vai terminar com ela.

A história gira basicamente em torno disso, mas o que há torna ainda melhor é a forma da escrita. John Green  tem como principais temas de seus livros coisas simples do dia a dia, mais o que torna seus livros especial é o modo como ele trata dessas coisas. Em ambos os livros que já li dele, um tema bastante presente e forte é o "querer ter significado" "querer fazer algo importante" "querer se tornar alguém importante".Personagens de ambos os livros de Green que já li, sempre tem como dilema " preciso deixar uma marca no mundo, preciso fazer algo importante" e isso no meu ponto de vista é sensacional.

Green no seus livros não só mostra coisas do cotidiano normal de adolescentes, mais como também nos faz pensar. Geralmente, nunca paramos para pensar em coisas simples e Green explora esse lado, nos fazendo refletir em pequenas frases existentes no livro, coisa que hoje em dia falta nos livros voltados para adolescentes.

Ilustração tirada do site DeviantART
Além da reflexão, ele explora em seu livro a matemática, coisa um tanto quanto arriscada, já que sabemos que muitos adolescentes não costumam ter afeição por essa matéria. Mas o tipo de abordagem que ele faz com a matemática não torna o livro pesado e maçante, pelo contrario só torna o livro mais interessante e engraçado.

Mesmo eu não sendo uma fã de matemática e não entendendo muito sobre a mesma, me diverti com as explicações que Colin nos dava como nota de roda-pé.

Como Colin é um menino prodígio, ele não só cita matemática como tantas outras matérias, fazendo o livro estar recheado de informações interessantes, citações de livros e é claro anagramas.

Enquanto estava lendo resenhas sobre o livro, achei algumas curiosidades sobre ele que achei legal compartilhar com vocês.

Curiosidades (as informações foram tiradas do site whosthanny.com)

John Green decidiu escrever o livro depois de levar um pé na bunda.

John escolheu o número 19 (de Katherines) por ser um número primo grande o suficiente para deixar a situação de Colin completamente impossível.

Por que o Arquiduque Francisco Ferdinando? Segundo John, ele é um bom exemplo de alguém importante para a história do mundo, e que não fez nada para alcançar isso. Fato que se relacionou com a obsessão de Colin.

Por que o nome Katherine ? John escolheu esse nome por ser bom para criar anagramas, ele contém a mistura certa de consoantes e vogais.

Por que o nome Colin ? Ele está constantemente ligando (callin’) para suas ex-namoradas.

Bom é isso, essa foi a primeira resenha do blog, eu espero que você tenham gostado. Como próxima resenha podem esperar outro livro do John  Green  o "Quem é você Alasca? ",breve estarei fazendo resenha dele também. Se cuidem.


2 comentários:

  1. Ana Paula M. Dal Moro22 de abril de 2013 às 09:11

    Sua resenha ficou muito boa. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Amei as curiosidades (é bem curioso kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu posso emprestar para você né ? haha Tenho certeza de que você vai gostar <3 '

      Excluir