terça-feira, 15 de julho de 2014

#MINHAFACULDADE: O que é Design de Moda ?/ Porque eu escolhi esse curso? / Como ele é ?/ E se ele é diferente do que eu imagina - PARTE 1


Ola pessoal, como vocês estão ? Ainda estão de ferias ? Hoje vim aqui fazer um post muito especial pra mim, ele já havia sendo planejado a muito tempo, pois não é um post tão fácil assim de se fazer, eu queria fazer algo completo bem explicado para vocês, algo que permitisse ser entendido sem muitas dificuldades. Por isso ele só esta saindo agora, revolvi esperar meu primeiro semestre terminar para poder faze-lo nas ferias com mais calma e paciência, assim ele ficaria bem mais organizado e conteria mais conhecimento e conteúdo. 

Este post ira tratar sobre a minha faculdade, pra quem não sabe eu estou cursando Design De Moda na PUCPR e vim aqui contar um pouco para vocês sobre meu curso, o que estou achando, como ele é, quais são as minhas maiores dificuldades, quais são as minhas matérias, que matérias eu uso entre muitas outras coisas. E como é muita coisa a ser dita eu revolvi dividir esse assunto em vários post, assim e poderei passar melhor pra vocês sobre um pouco e cada coisa.

Hoje nesse post eu vim falar para vocês um pouco do porque eu escolhi esse curso, o que eu estou achando dele, e se ele é muito diferente do que eu pensei. Mais primeiro preciso contar para vocês sobre o que é o Design de Moda.

Quando falamos em moda, qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça ? Geralmente as pessoal pensam em desfiles, luxo, glamour, modelos super magras, pessoas muito bem vestidas, e roupas de marca. Mais moda vai muito além disso, quando pensamos em desfiles ou até mesmo quando vamos comprar roupa na maioria das vezes nunca paramos para pensar de onde aquela roupa veio, como foi feita, o porque ela ser daquele tecido, o porque escolheram aquela cor, aquele molde. Nunca paramos realmente para pensar no processo envolvido para fazer as roupas que compramos.

Um designer de moda estuda para saber todas as etapas desse processo, dês da  ideia para a confecção de uma peça até o própria confecção dela. Eles precisam sempre estar ligados no mundo para entender e atender as necessidades que iram surgir no campo do vestuário. Precisam saber e entender sobre o publico para quem eles estão produzindo, ou seja, fazer uma roupa requer varias e varias pesquisas, tais como: de publico, de matérias, de mercado entre tantas outras.

Por esse motivo, um designer de moda aprende a desenhar peças de vestuário, a fazer o moldes de peças e a costurar. Conhecem e sentem todas as etapas desse grande processo que é fazer uma roupa. Quando eu estiver falando das matérias que eu tenho no meu curso, vocês entenderam melhor pois irei explicar matéria por matéria e o que nos estudamos dentro de cada uma. Este apenas foi um breve resumo, que contem o MEU pensamento sobre que faz um designer de moda, isso não quer dizer que alguma outra descrição que você tenha visto em algum lugar esteja errada, lembrando o entendimento é diferente de pessoa pra pessoa.


Essa foi a pegunta que ouvimos no primeiro dia de aula, "porque você escolheu esse curso? " e todos nos tivemos que responder, um por um. Haviam vários tipos de respostas, vários tipos de expectativas e sonhos naquela sala aquele dia, eu vou contar para vocês o porque eu revolvi fazer moda. Dês de pequena eu adorava desenhar, eu desenha um pouco de tudo, adorava pintar também e pra mim quanto mais forte e viva a pintura ficava melhor era . Desenhar e como criar algo que só existe em sua cabeça , é como materializar seus sonhos em uma simples folha de papel, e eu adorava isso. Poder esboçar  tudo que eu imaginava, mesmo que não de uma forma perfeita, era o máximo, e até hoje é assim que me sinto.

O que eu mais gostava de desenhar eram roupas sem sobra de duvida, eu adorava criar roupas e imaginar que eu dia eu poderia usá-las, roupas feitas por mim do jeito que eu gostava e queria, e assim minha paixão por criar roupas foi surgindo. Eu adorava ir em lojas com a minha mãe e experimentar varias e varias roupas, mesmo que eu não fosse comprar nada, eu sempre chegava no provador com umas 10 peças de roupas. Criar looks mesmo não podendo usamos era o máximo e era o que eu mais adorava fazer, abrir meu guarda roupa e ficar combinando peças e montando looks (até hoje faço isso) afinal, quem ai não gosta de vestir roupas bonitas ?

Mais até ai, era apenas mais uma coisa que eu gostava de fazer, eu não pensava nisso como profissão. Eu não tinha nenhum conhecimento sobre moda (até hoje o meu conhecimento é muito limitado) , eu apenas gostava de me arriscar montando o que eu achava que era bonito e combinava, só depois de começar a acompanhar blog de falavam de moda eu comecei a enxergar a moda como uma possibilidade de profissão.

E quanto mais eu pesquisava e li sobre, mais eu ficava cada vez mais e mais interessada por esse universo fashion,o grande problema disso tudo era: "o que as pessoas vão achar de mim ?", " o que elas iram pensar sobre isso?" esse tipo de pensamento passa toda hora pela minha cabeça e me deixava sempre em duvida, eu gostava daquilo e queria me arriscar, eu queria tentar fazer mas, eu me preocupava muito com o que as pessoas iriam dizer, com o que minha família e amigos iria achar, por isso, passei o meu ensino médio ( mais especificamente meu terceirão) inteiro escondendo isso das pessoas, dizia que iria fazer farmácia, jornalismo entre outros cursos porque eu percebia que era o que as pessoas queriam ouvir de mim, uma profissão de "verdade".

Mais chegou uma hora que não dava mais para esconder, então criei coragem e falei para minha família que tentaria passar em Design de Moda, e qual não foi a minha surpresa em perceber que o medo que eu tinha era um medo desnecessário, grande maioria da minha família acabou me apoiando e dizendo que esse curso era a minha cara, e foi ai que percebi que mesmo se eles não quisessem, mesmo se eles não me apoiassem eu faria aquilo, porque era o que eu queria fazer essa era uma decisão que cabia somente a mim. E hoje eu fico muito feliz em olhar para trás e ver que não tive medo de tentar fazer o que eu gosto.



Por enquanto eu estou adorando meu curso, design de moda e um curso extremamente criativo e pratico. Eu estou sempre tento que botar a mão na massa e isso é algo que eu adoro, não gosto de ficar sentada o dia inteiro tendo que ouvir uma pessoa falar e falar o dia todo, em moda nos temos que levantar a bunda e fazer acontecer. Mais como tudo não é um mar de rosas, mesmo gostando muito do meu curso eu ainda sim encontrei dificuldades, mais isso vai acontecer em todas as coisas da nossa vida não é mesmo ? Dificuldades sempre viram, mais elas nos ajudam a aprender quer coisa melhor que isso ?

Nada sempre vai ser 100% uma maravilha, em todas as coisas encontramos algo que não gostamos não e mesmo ? No colégio eu odiava matemática, e se tem uma coisa que eu aprendi entrando na faculdade é, as suas dificuldades sempre estarão perto de você, você só não pode transforma-las em barreiras. E o fato é, de um jeito ou de outro, a matemática vai sempre estar presente em tudo que eu for fazer, ela por exemplo, esta presente em uma das matérias que tenho em moda ( Desenho Básico, eu te odeio e ponto final haha).

Sim e não, como explicar ? Quando alguém te fala que faz Design de Moda o que você imagina que ela faz ? Geralmente as pessoas me perguntam se eu desenho roupas e se eu costuro, e só. As pessoas em geral não conseguem ver algo além disso, elas não conseguem projetar as possibilidades e as coisas que fazemos. E isso aconteceu comigo e acredito que com a maioria das pessoas que fazem e fizeram moda, como aqui no Brasil esse é um curso relativamente novo e que vem ganhando força agora, as pessoas ainda não tem muito acesso a esse tipo de informação, então elas se agarram em um pensamento popular de que quem faz moda só vai ser costureira e pronto. Quando você esta dentro do curso, você vê que não e bem assim, existe varias possibilidades de atuação no ramo da moda.

Algo para se levar em conta também é que, nem todo curso de Design de Moda é igual, isso faria de instituição para instituição. Na PUCPR, nos aprendemos tudo dês do começo, começamos lá do básico. Aprendemos a costurar, a desenhar entre outras coisas, em algumas instituições saber costurar é um pré requisito, ou até mesmo não é necessário e nem é passado como matéria. Então há sim diferenças sempre o curso de um lugar para outro.

Mais se você como eu disse, pensa que só desenhamos roupas e que costuramos barras e for fazer o curso vai sentir sim que é MUITO diferente mas, isso não quer dizer que você não vá gostar do curso. Algumas pessoas acabam vendo que não é bem assim e se decepcionam mas, algumas acabam gostando ainda mais do curso.

Eu senti MUITA diferença assim que entrei mas, isso foi ótimo para mim, porque como eu disse, eu acabei gostando ainda mais do curso, tive uma surpresa muto agradável podemos dizer. Encontrei mais possibilidades e isso me deixou esperançosa e feliz por poder aprender tanto sobre algo que eu gosto.

Bom esse foi o post de hoje, eu espero que eu tenho conseguido me expressar bem para que vocês pudessem compreender. E por favor aguardem ansiosos pelo próximo post sobre a minha faculdade, aonde eu vou contar um pouco mais para vocês sobre  meu curso. Obrigado por lerem, beijos !!




2 comentários:

  1. UHUUU !!! Parabéns Julie, acredito que este post define todas estas questões que nós enfrentávamos e ainda enfrentamos, e temos crescido cada vez mais como profissionais assim como pessoas e isso não tem preço, indico o curso á todos aqueles que têm pelo menos uma pontinha de curiosidade, porque vale muito a pena, ainda temos muito a aprender , mas até agora muitas coisas boas aconteceram!!!! Parabéns - Emanuel Godoi

    ResponderExcluir
  2. OMG, eu entrei no site pra ouvir a playlist de gu Family book e olha o que encontro ahahahahhaha. Tipo, moda é o que eu quero fazer na faculdade próximo ano e como posso dizer, hhum, eu tenho muita incerteza se vou conseguir ou não, pois essa é uma profissão que não é muito requisitada aqui no RS, então eu teria que ir pra outro estado, o problema é que eu sonho grande demais e eu quero mesmo é ir pra fora do país, o que é meio complicado né.
    Eu também desde pequena adorava desenhar, ainda mais roupas e meio que ainda continuo desenhando >.<
    Esses dias costurei e arrumei um vestido antigo meu que eu não gostava por me deixar com pernas curtas...e bem, acho que deu certo pois ficou legal até ahahahhahahahaha, mas fiquei com muito medo de costurar errado e estragar o vestido T-T.
    Ainda tenho um pouco de medo se vou me dar bem ou não em moda, mas depois de ler esse post, acho que vou arriscar >.<
    Parabéns!!

    ResponderExcluir